quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Isla Mujeres e adios México!

Dia 18.11.2013, dedicamos o dia a conhecer Isla Mujeres e visitar o MUSA.


Mapa de Isla Mujeres (com o MUSA)

O MUSA é um museu subaquático contemporâneo localizado no fundo do mar no litoral de Isla Mujeres (Ilha Mulheres). A ideia é fantástica, posicionar diversas estátuas e monumentos no fundo de mar, feitas de uma material especial que estimula a proliferação de corais em suas superfícies. Desta forma, criou-se uma alternativa para visitação de turistas e aliviou a pressão sobre sobre os recifes naturais do Parque Marino Nacional da Costa Ocidental (por exemplo Cancún, Isla Mujeres e Punta Nizuc).

MUSA

As, em torno de, 500 estátuas em tamanho real são um espetáculo a parte. Impossível não ficar fascinado. O passeio durou entre 8h e 17h., houve um "pequeno" atraso.

MUSA

E para os mergulhadores de primeira viagem, antes da visitação é realizado um curto treinamento numa piscina com profundidade razoável. 

Durante o treinamento, eu e os demais cometemos o erro de descer até o fundo da piscina sem a "ordem" do instrutor e tomamos um FENOMENAL esporro. O instrutor possuía um sotaque péssimo (espanhol), as "ordens" não foram claras o suficiente. Depois entendi o desespero do instrutor, a descida rápida até o fundo da piscina poderia ter até matado alguém.


MUSA

A marina Aquaworld de Cancun é o operador oficial dos tours ao MUSA e contam com descidas ao mar com snorkel, mergulho e barcos com fundo de vidro semi-submersíveis. 

ATENÇÃO: Leve algum remédio para enjoo porque a viagem de barco não é rapidinha e balança bastante. Muitas pessoas passaram mal na viagem de volta. Outras não conseguiram ficar o tempo todo com o cilindro lá embaixo. A dica é, não se desespere e respire devagar.

FOTOS do MUSA.




À noite fomos visitar ISLA MUJERES, que é uma pequena ilha que possui uma cidade de mesmo nome. No período pré-colombiano, a ilha era sagrada para a adeusa lunar Ixchel, dos Maias. Quando os espanhóis chegaram à ilha no século XVI deram-lhe o nome de "Isla Mujeres" (Ilha das Mulheres) devido à presença de muitas figuras de culto dessa deusa.






Chega-se à ilha de barco (Jura?! rs) numa viagem rápida, de mais ou menos 20 minutos. O barco (ferry boat) pode-se pegar em Puerto Juarez ou na Zona Hoteleira de Cancún (Playa Tortuga). Aconselho a fazer o trajeto ida e volta com a Ultramar (por US$ 17) porque possui embarcações mais rápidas e confortáveis. A Mãgana Express é a operadora mais antiga e por ser a mais barata é a mais usada pelos moradores.


A região do cais é cheia de restaurantes e lojas, a parte mais legal da ilha. É possível alugar um tuk-tuk e percorrer a ilha, mas não aconselho a fazer isso de noite. A ilha é muito mal iluminada e não dá para ver quase nada, aliás, creio que nem haja muita coisa a ver/fazer de noite que não seja na região do cais.


Isla Mujeres - Seria uma réplica minha?! 

De dia é outra história, entre praias, mergulho e ruínas dá para se fartar! Isla Mujeres tem uma vibe bem diferente de Cancún. Sem a agitação jovial, Isla é um convite perfeito para casais e famílias. Como não era o nosso caso, fomos apenas à noite.

Claro, aproveitamos para comer!!!


Isla Mujeres

FOTOS de Isla Mujeres.







No dia seguinte, 19.11.2013, acordamos cedo e finalmente aproveitamos o resort (mas isso eu comentei na primeira postagem dessa viagem). Bem, próximo destino: CUBA!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário