terça-feira, 29 de novembro de 2011

Barcelona-Um obra de Gaudí

 

Parc Guell

É um imenso parque com uma vista “fodástica” para a cidade, é a antiga residência do arquiteto catalão Antoni Gaudí, que foi quem projetou o parque. Leia mais sobre o parque AQUI.

 

DSC02105DSC02109

Visite o site oficial.

 

Logo na entrada do parque, subindo as escadarias fica a Salamandra de Gaudí, símbolo das obras do arquiteto, é facilmente encontrada em vários tamanhos em qualquer loja de souvenir. Bati algumas FOTOS do parque, show!

 

DSC02115DSC02158

 

O Gaudí é uma referência em Barcelona, o maluco é “pika das galáxias”! As obras do cara são simplesmente fantásticas. Fiquei tão fascinado que no dia seguinte, 24-jul-2011, aproveitei o dia inteiro para visitar as principais arquiteturas dele.

 

Casa Batlló

Maior intervenção arquitetônica nos prédios residenciais do Paiseig de Gràcia. O lugar é simplesmente irado, em todo o prédio não se encontra uma única reta em sua construção.

 

DSC02223DSC02237

Visite o site oficial.

 

Durante a visita pode-se escutar a explicação de cada canto da casa, um passeio imperdível. Não deixe de pesquisar mais sobre a Casa Batlló e ver as FOTOS.

 

La Pedrera

Também conhecida por Casa Milà, é outra obra residencial de Gaudí. Arquitetura mais simples que as anteriores, contudo o museu no último andar explica toda a obra do artista.

 

DSC02186DSC02178

Clique na foto para vê-la ampliada.

 

DSC02180DSC02184

 

Como o tempo não estava a nosso favor e a fila estava enorme, preferimos não entrar na La Pedrera e deixar mais tempo para a Igreja Sagrada Família.

 

DSC02181DSC02179

 

A rua onde está localizada a La Pedrera também foi desenhada pelo Gaudí, inclusive os postes de luz. Fala aí se o cara não manda bem!

 

Igreja Sagrada Família

Templo modernista projetado por Antoni Gaudí, começou a ser construído em 1882 e até hoje está em obras. Leia mais sobre a última obra de Gaudí, o Templo Expiatório da Sagrada Família, vale a pena!

 

DSC_0107DSC_0118DSC_0126

 

É possível ficar admirando o templo durante dias e não conseguir captar todos os detalhes desta obra. Incrível broder!

 

Reza a lenda que Gaudí morreu quando, ao tentar ter uma visão mais completa das obras, foi andando de costas da calçada para a rua e um ônibus/autocarro o atropelou. #FalaSério

 

Para passear por dentro do Templo é preciso enfrentar uma fila quilométrica e pagar um ingresso um pouco salgado. Mas existe uma das várias capelas do Templo que é aberta ao público (de graça!), e lá possui uma brecha na qual é possível ver a obra de Gaudí por dentro. Veja as FOTOS da Igreja.

 

DSC02216

Viste o site oficial.

 

Na capela Nossa Senhora do Carmo (essa que é aberta ao público gratuitamente) está enterrado o Gaudí. Achei incrível a ideia de enterrá-lo na maior (e inacabada) obra de sua vida.

***

 

Finalizei minha eurotrip com um dia bastante cultural, não?! No final do dia fui para Lisboa, onde peguei o voo de volta para a labuta! #WorkingInAngola

Nenhum comentário:

Postar um comentário