quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Viva Angola!

Hoje recebi o comentário abaixo da Euridice Fortunato em um dos meus posts.

“os seus posts são muito cruéis, falas da nossa realidade como se a realidade brasileira fosse um mar de rosa, as mil maravilhas.....gosto do seu blog, mas acho que precisas te policiar um pouco para não chegar ao ponto de fazer as pessoas pensarem que Angola eh soh lixo e pobreza....”

bandango

Quero deixar claro que apesar de ficar indignado com alguns costumes e políticas locais, respeito a cultura angolana. E tenho plena consciência das ‘falhas’ de meu país. Há dois dias estava dialogando com meu professor de inglês que é um angolano-nato e apaixonado por seu país. Creio que o mesmo partilhava de sua opinião sobre mim. Depois de 40 minutos de aula o fiz mudar de ideia.

Imagem do mapa


Comentei que a violência em Luanda é infinitamente menor do que a do Rio de Janeiro, a cidade mais famosa do Brasil. Que nós temos uma história similar, ambos fomos colonizados por Portugal. Ambos países são apaixonados pela música e dança. Ambos temos pobreza, um sistema precário de educação e uma má administração pública e mesmo assim não deixamos de acreditar e ter esperança em nossos países.

A velocidade que a Angola vem se reerguendo é muito maior que a do Brasil quando declarou sua independência. Hoje Angola conta com um sistema bancário, restaurantes de boa qualidade, vários hotéis, boates espetaculares entre outros serviços considerados essenciais para o lazer e comodidade. Mesmo que estes serviços sejam oferecidos em pequena quantidade. Além disso Angola possui lindas praias e muitos lugares que valem a pena ser explorados dentro das províncias.

ang

A Angola é uma terra de oportunidades para aqueles que souberem aproveitar. Deixo aqui minha admiração não somente pelo país, mas pelo povo sofrido que apesar das dificuldades mostram sempre um largo sorriso no rosto.

Obs: Já fiz até uma homenagem às zungueiras.

Obs²: Eu e a Euridice nós tornamos amigos no facebook:


ola, meu nome eh Euridice, sou angolana e tenho visitado o teu blog, postei um comentario um tanto quanto critico hoje, mas nao consegui me identificar, por isso escolhi a opcao anonimo. procurei teu nome no google e apreceu o endereco do teu facebook... bom, gostaria de te conhecer pessoalmente, acho as tuas experiencias super interessantes, alem disso lembras-me muito alguns amigos meus... se estiveres interessado em fazer uma nova amiga,responda minha mensagem ya.

Abraco,
Euridice

P.S. ADOREI O VIDEO DO PORTEIRO!!!! morri de rir.....

2 comentários:

  1. Não conheço Angola, exceto pelas propagandas que passam na Globo Internacional...estas nos mostram um crescimento vertiginoso e preços exorbitantes...faz-nos pensar que boa parte da população tem renda per capita altíssima. Pero, sabemos que não é bem assim. De mais a mais, falamos dos países que moramos e de nossas percepções. Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. HC,muito bom saber que apesar de enxergares o nosso sofrimento e pobreza consegues ver a beleza de Angola tambem, esta e a visao do angolano sobre Angola, caso contrario nenhum de nos conseguiria sobreviver nessta terra de facto sofrida que com muita forca de vontade esta sobrevivendo e crescendo....e por favor,que a minha critica nao atrapalhe a sua criatividade, ateh porque como no post "this is Angola" ( FACTO)a realidade nao pode ser escondida, se vamos falar de Angola falemos do que temos de bom e melhor lembrando do que nao temos de bom, porque so assim poderemos melhorar....espero que fique bem claro que a minha critica foi pensando num pais que precisa e quer crescer....

    um abraco, Euridice

    ResponderExcluir